sexta-feira, 26 de agosto de 2016

POR QUE PROGRAMAÇÃO?


Nesta aula iremos compreender a forma como nos comunicamos com o computador, vivenciar situações que necessitem de instruções para serem realizadas e dialogar sobre a importância da organização das instruções. 

ATIVIDADE 2

“A beleza de ser um programador está no fato de podermos criar”

Entenda o conceito de programação:
Atividade prática – simulando um robô
Neste momento, escolher um aluno que fará o papel do robô. Primeiramente definiremos quais comandos são interpretados pelo robô. Lembramos que para programar uma máquina precisamos conhecer a linguagem que utilizaremos para nossa comunicação. A máquina somente realizará as ações de acordo com as instruções interpretadas. Se a instrução for dada em uma linguagem não interpretada pela máquina, esta não executará alguma ação.
Combinados – instruções entendidas pelo nosso robô
  1. Frente (n) passos
  2. Trás (n) passos
  3. Vire à direita 90 graus
  4. Vire à esquerda 90 graus
  5. Pegue o objeto
  6. Solte o objeto
Ação a ser realizada pelo robô Mudar o objeto de local.
Com fita crepe construa este cenário no chão da sala ou pátio da escola. Combine que o quadrado 1 da linha 1 é o ponto inicial. Escolha uma posição qualquer e coloque em objeto que deverá ser transportado pelo robô. Defina a posição final, ou seja, a nova posição onde o robô deverá posicionar o objeto.

  • Quais instruções são necessárias para que o robô execute a ação desejada?
  • Qual é o caminho mais curto para o robô?
  • Quantas instruções são necessárias para a realização da ação no menor tempo possível?

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